Melhores agências para fazer o tour do Salar de Uyuni


Tour Salar de Uyuni - Bolivia
Não existe uma resposta fácil a esta pergunta.

Porque o tour demora três dias, inclui dormida em lugares de grande altitude, com muito frio e em condições de pouco conforto; a comida que vão comer vai ser cozinhada no caminho; e o transporte é feito por bons ou maus jipes e melhores ou piores condutores em “estradas” ou percursos em muito mau estado e perigosas.

Ou seja, é bom que o condutor seja responsável, a comida boa, e o jipe bom e bem equipado.

E o problema com as agências?

Há muitas a competir entre si, o que resulta em preços baixos e qualidade do serviço má. E os guias trabalham em regime freelancer e acabam por trabalhar para qualquer agência, daí que não dá para garantir que uma agência que foi boa há um mês atrás continua boa hoje.

O que fazer então para escolher uma boa agência para fazer o tour do Salar de Uyuni?

Perguntar aos outros turistas qual a sua experiência. Ou eles vos indicam a agência que foram e acharam boa, ou vos indicam a agência que viram que era boa e que outros turistas que fizeram o tour ao mesmo tempo lhes contaram como foi a experiência.

Em qualquer uma das cidades que fazem o tour do Salar de Uyuni perguntem a mais que um turista como foi a experiência deles, vejam o estado dos jipes, verifiquem se estes levam combustível extra e pneus suplentes, perguntem se a comida é preparada por uma cozinheira ou pelo condutor. E levem o equipamento necessário para o tour.

E outra coisa muito importante é a companhia com que vão. Vocês vão passar 3 dias ou mais (dependendo do tour que façam) com muitas horas dentro de um jipe, apertados com outros passageiros, a fazer muitos quilómetros por caminhos miseráveis e a partilhar a experiência de estar num dos lugares mais bonitos do mundo com outras pessoas. Se a companhia for boa, o tour é muito melhor.

Se não tiverem tempo de perguntar a viajantes antes de marcarem o tour visitem o forum sobre o tema nestes dois sites (em Inglês – a maior parte dos turistas vêm de Países de língua Inglesa, logo os forums em Inglês têm a informação melhor e mais actual):


Qualquer dúvida deixem um comentário ou mandem-me um Email que eu tentarei ser rápido na resposta.

Nenhum comentário: